Políticas Públicas pensando Inclusão Digital
No
contexto crescente de globalização, a inclusão digital aparece como uma necessidade
para que o sujeito tenha acesso as áreas fundamentais da vida social que acompanham as transformações digitais, como educação, trabalho e comunicação.
Na esfera
educacional, a inclusão digital surge como assessor desta instância, de forma a
ampliar o acesso as TIC’s e possibilitar a utilização destas como ferramentas
para as indispensabilidades cotidianas. No entanto entorno das dificuldades de
implementação das politicas publicas para a digitalização democrática, há
também uma complexidade quanto a utilização do potencial dessas ferramentas nos
espaços escolares, que infelizmente em sua maioria são limitados a pesquisa e a
reprodução de conteúdo, o que não é de todo ruim, porém limitado. Para
reformular o uso dessas tecnologias na educação é preciso pensar nas
possibilidades que estas trazem para o dia a dia. Nesta conjuntura é preciso
superar os primeiros obstáculos, que são o acesso e as orientações iniciais
para a manipulação dos mecanismos digitais.
Entendendo
a necessidade da inclusão digital e seu papel na educação, devemos procurar
saber quais as políticas publicas que vem sendo pensadas e implementada nas
escolas e suas funcionalidades.
Estas são:
ü PROINFO
(Programa Nacional de Informática na Educação) - principal programa que oportuniza o acesso
das escolas a Tecnologia Digital, implantou salas de informática nas escolas
públicas e investiu na qualificação dos professores em cursos de informática e
uso das TIC’s a distância.
ü PROGRAMA
BANDA LARGA NAS ESCOLAS – Criado em 2008, para levar internet as Escolas
Públicas.
ü UCA (Um
Computador por Aluno) - desenvolvido desde 2007, ainda está em fase pilote de acompanhamento
restringido a algumas escolas. Este projeto apesar de sua potencialidade, tem
sua implementação lenta pela dificuldade na aquisição dos computadores.
A
criação e o desenvolvimento de políticas públicas pensando a inserção digital,
principalmente em meio educacional é de extrema importância para o
desenvolvimento do sujeito moderno, no entanto apesar das possibilidades e
competências desses programas, ainda é muito débil o acesso as TIC’s, seja pela
qualidade da Banda Larga, qualificação de professores, restrição de atividades,
período de uso e finalidades da utilização dessas tecnologias.
Fonte: BONILLA, Maria Helena S. Políticas Públicas para Inclusão Digital nas Escolas.
Comentários
Postar um comentário