Políticas Públicas pensando Inclusão Digital


No contexto crescente de globalização, a inclusão digital aparece como uma necessidade para que o sujeito tenha acesso as áreas fundamentais da vida social que acompanham as transformações digitais, como educação, trabalho e comunicação.
Na esfera educacional, a inclusão digital surge como assessor desta instância, de forma a ampliar o acesso as TIC’s e possibilitar a utilização destas como ferramentas para as indispensabilidades cotidianas. No entanto entorno das dificuldades de implementação das politicas publicas para a digitalização democrática, há também uma complexidade quanto a utilização do potencial dessas ferramentas nos espaços escolares, que infelizmente em sua maioria são limitados a pesquisa e a reprodução de conteúdo, o que não é de todo ruim, porém limitado. Para reformular o uso dessas tecnologias na educação é preciso pensar nas possibilidades que estas trazem para o dia a dia. Nesta conjuntura é preciso superar os primeiros obstáculos, que são o acesso e as orientações iniciais para a manipulação dos mecanismos digitais.
Entendendo a necessidade da inclusão digital e seu papel na educação, devemos procurar saber quais as políticas publicas que vem sendo pensadas e implementada nas escolas e suas funcionalidades.
Estas são:
ü  PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) - principal programa que oportuniza o acesso das escolas a Tecnologia Digital, implantou salas de informática nas escolas públicas e investiu na qualificação dos professores em cursos de informática e uso das TIC’s a distância.
ü  PROGRAMA BANDA LARGA NAS ESCOLAS – Criado em 2008, para levar internet as Escolas Públicas.
ü  UCA (Um Computador por Aluno) - desenvolvido desde 2007, ainda está em fase pilote de acompanhamento restringido a algumas escolas. Este projeto apesar de sua potencialidade, tem sua implementação lenta pela dificuldade na aquisição dos computadores.
A criação e o desenvolvimento de políticas públicas pensando a inserção digital, principalmente em meio educacional é de extrema importância para o desenvolvimento do sujeito moderno, no entanto apesar das possibilidades e competências desses programas, ainda é muito débil o acesso as TIC’s, seja pela qualidade da Banda Larga, qualificação de professores, restrição de atividades, período de uso e finalidades da utilização dessas tecnologias.

                                                                                                                                             ~ Susi
Fonte: BONILLA, Maria Helena S. Políticas Públicas para Inclusão Digital nas Escolas.

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