Formação de Professores


Com as novas demandas da incorporação de algumas tecnologias, como o acesso à Internet ou programas educativos em sala de aula, criasse uma necessidade com o intuito de impulsionar o ensino sem ficar cativo ao livro didático ou a lousa, de que haja uma formação do professor quanto a manipulação e compreensão dos novos espaços de tecnologias digitais. Mas, para que esses recursos gerem resultados positivos no ambiente da sala de aula, primeiramente, deve ser feito um planejamento referente ao conteúdo programático ministrado nas aulas, que contemple a inclusão dos novos recursos tecnológicos.
 Sendo assim é dever do professor assumir o papel de investidor da sua própria formação, buscando refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino–aprendizagem (NOGUEIRA, 2010).
O papel do professor ao utilizar os recursos das TIC’s:
ü  O professor deve ser motivador: Se fazer valer dos recursos existentes para agregar conhecimento aos alunos.
ü  O professor deve ser um mediador: Deve agir estrategicamente e buscar junto aos alunos soluções colaborativas e que permitam a participação deles.
ü  O professor deve planejar: Conhecer seus conteúdos programáticos e planejar o uso das TIC’s. A intenção de uma ferramenta TIC é auxiliar o professor no processo ensino-aprendizagem e não a tornar um recurso isolado para ajudar o docente.
ü  O professor deve gerenciar o tempo: Conhecer o momento certo de trazer para o ambiente escolar a relação entre a teoria e a prática, e nada mais concreto do que gerenciar o fator tempo para essa finalidade.
ü  O professor deve articular os conteúdos e as tecnologias: Ser responsável pela escolha das tecnologias com que irá trabalhar no processo ensino-aprendizagem, conhecendo as TIC’s disponíveis na escola em que se insere e, dessa forma, saiba utilizá-las de acordo com os conteúdos ministrados por ele em sala de aula.
ü  O professor deve fazer a avaliação: Os processos de interação e a construção do conhecimento por parte do aluno permitem que esse construa suas habilidades e demonstre competências de acordo com a evolução do aprendizado.
Já existem alguns cursos pensando a perspectiva da formação do professor para uma educação de inclusão digital, inclusive já foi abordado aqui no blog, sobre o Proinfo (Ver Post: Politicas Publicas pensando Inclusão Digital) que trouxe a questão da qualificação do educador para utilizar da gama de possibilidades proporcionado pelo uso das TIC’s.
                                                                                                          ~Susi
Fonte: NOGUEIRA, V. dos S. O educador frente às novas tecnologias. Disponível em: <http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-educador-frente-as-novas-tecnologias.htm>

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