A velha comparação Público vs Privado
A
evolução dos meios tecnológicos ocorreu de maneira impressionante e veloz.
Hoje, podemos ter em um pequeno objeto várias informações que antes eram de
difícil acesso. Aliado a isso, as escolas ganharam mais um papel para ser
exercido, para além de formar cidadãos visando o mercado de trabalho, mas o de
manter, ensinar, repassar e utilizar esses conhecimentos da melhor forma possível,
buscando o conhecimento agregado de forma positiva tanto para docentes, quanto
para discentes.
A importância do uso das TIC’s é inegável, tema bastante
discutido ao longo do componente neste semestre de 2019.2, entretanto, nem
todas as instituições possuem acesso a essas tecnologias.
A falta de capacitação dos professores, a precária estrutura
das escolas e os poucos ou inexistentes recursos disponíveis são alguns dos
desafios enfrentados pela escola pública para a implementação da mídia
educacional no ambiente escolar, apesar dos programas e projetos de políticas públicas
pensados para viabilizar o acesso aos espaços de manuseio e aproveitamento
digital. Já no que tange à escola privada, é possível observar uma estrutura
física de melhor qualidade, ambientes climatizados, amplos e bem iluminados,
salas para a informática, além de profissionais capacitados para o manuseio das
determinadas ferramentas, ou seja, um ambiente bastante adequado para a
aplicação e manuseio das TIC’s, no entanto que ainda apresenta uma pratica
conteudista que utiliza dessas tecnologias só como suporte didático ou até
mesmo como forma recreativa que de visibilidade e fortaleça o marketing
da escola, esquecendo-se de pensar em utilizar as diversas fontes de produções possíveis
que há no manuseio e na exploração das TIC’s (produção de texto, vídeo, manipulação
de imagens, espaços colaborativos, etc..) uma questão ainda ser trabalhada
quando se trata de educação e inclusão digital, para além de uma boa
infraestrutura.
~Susi
Fonte: STINGHEN, Regiane Santos. Tecnologias na educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no
ambiente escolar.
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